O processo de recrutamento e seleção é essencial para adquirir novos talentos e também uma oportunidade de crescimento aos colaboradores da própria companhia.
Uma das tarefas mais desafiadoras para os recrutadores é determinar o melhor método a ser utilizado em todo o processo seletivo. É fundamental que o candidato escolhido esteja dentro das diretrizes da empresa desde sua cultura organizacional a avaliações técnicas e comportamentais, para que o recrutador obtenha maior assertividade em sua tomada de decisão.
Existem alguns tipos de recrutamento e seleção: interno, externo e online. Neste post explicaremos o que são cada um, como funcionam e suas vantagens.
Interessado? Confira as dicas abaixo!
1-Recrutamento externo
O que é?
Este método é o mais utilizado para cargos de início de carreira e/ou posições mais específicas em que área de recursos humanos não tenha encontrado na própria empresa, além de ser o mais comum. Ele contrata pessoas que estão no mercado de trabalho disponíveis a uma oportunidade.
Como funciona a seleção?
O primeiro passo é fazer a divulgação em bancos de dados internos (mídias sociais) e fontes de recrutamento, assim que houver candidatos disponíveis e dentro do perfil da empresa, uma equipe de recrutamento e seleção composta por psicólogas é designada para realizar o processo seletivo e aplicação de testes para avaliarem os resultados.
Vantagens
Além da identificação de novos talentos, pode-se trazer para empresa pessoas com maior conhecimento sobre temas que ainda não foram abordados dentro da instituição.
Outra vantagem é que o recrutador encontra mais opções na hora do processo seletivo, facilitando a identificação e assertividade deste novo colaborador.
2-Recrutamento interno
O que é?
O recrutamento interno consiste na oportunidade de buscar talentos da própria instituição, com objetivo de aprimorar conhecimentos pré-existentes dando a oportunidade de um plano de carreira aos colaboradores, muito adotado por grandes empresas.
Como funciona a seleção?
O processo pode ocorrer de duas formas: a empresa pode divulgar a vaga em algum site interno, dando oportunidade para os colaboradores se candidatarem; ou pode contatar algum colaborador que obteve destaque em suas atividades ou em determinado projeto na instituição.
Vantagens
Esse modelo possui diversas vantagens, a certeza de que o candidato já se adaptou a cultura organizacional da empresa, um incentivo aos colaboradores demonstrando que a empresa pode reconhecer seus talentos, e o processo de seleção é mais rápido que os demais.
3-Recrutamento online
O processo seletivo é realizado através da internet, com o uso de software que otimiza todo o procedimento, com os mesmos objetivos destacados anteriormente.
Como funciona a seleção?
O candidato preenche um formulário virtual que o software compara suas informações com o perfil solicitado da vaga e logo após podem encaminhar algum teste, alguns até possuem feedback para o e-mail. Mesmo com a tecnologia aplicada, para uma aprovação final é necessário a realização de apresentação virtual entre o recrutador e o candidato.
Vantagens
Economiza o tempo e o deslocamento do candidato, o processo é mais rápido devido a velocidade virtual. No entanto, devemos lembrar que esse tipo de seleção não permite que a pessoa se apresente fisicamente. Vale destacar que neste processo aplica-se todas as ferramentas de avaliação informadas anteriormente, porém virtual, sobre este assunto navegue em nosso e acesse: “Como se portar em uma entrevista por vídeo conferência” .